logo

Quais as vantagens de se criar a Raça Jersey?

publicado em:12/05/20 1:30 PM por: admin_jerseyminas Gado Jersey

1- Quais as vantagens de se criar a Raça Jersey?
Leite de qualidade superior;
Por ter seu porte menor, pode-se abrigar uma maior carga animal por há;
São animais com uma melhor taxa de conversão alimentar;
Tem menores problemas de casco devido ao seu tamanho e peso;
São animais extremamente dóceis;
São bastante longevos também, permanecendo mais tempo na fazenda;
São bastante precoces no quesito reprodutivo;
Tem grande facilidade de parto;
Ótimo retorno ao cio após o parto;

2- Quais as características da raça Jersey?
A raça Jersey são animais de porte médio, de pelagem de amarelado a osco (cinza escuro a castanho escuro) escura, com algumas características bem marcantes e evidentes, como olhos vivos e proeminentes, mucosas bem pigmentadas (escuras), embornal claro ao redor do focinho

3- Como é a adaptação da raça Jersey ao clima brasileiro?
Adaptam-se muito bem em qualquer região do brasil, seja frio como no sul como quente como o nordeste. Temos criadores em todos os estados do sul, sudeste, além de alguns estados do nordeste, e centro oeste.
Adaptam-se bem em várias altitudes. Temos criatórios a 300 metros de altitude com em 1700 metros de altitude;
4- Qual o melhor manejo para a vaca Jersey?
A raça Jersey se adapta muito bem a todos os sistemas de criação, desde pastejo rotacionado como estabulados

5- Como o criador novo pode registar os animais?
Primeiramente ele tem de se associar na associação de criadores de gado Jersey,
Após isso ele tem de pedir a transferência dos animais por ele adquiridos do criador de origem, e depois fazer as comunicações de cobertura e de nascimento das crias.

6- Quais os registros existem na associação Brasileira e qual as diferenças entre eles?
A associação de gado Jersey hoje está habilitada pelo mapa para fazer o registro dos animais Jersey e jersolandas.
No Jersey temos os registros:
PA puro por avaliação, onde os animais têm mais de 31/32 avos de sangue Jersey, porém sem a genealogia conhecida, esses têm o número de registros seguidos pela letra D
PC puro por cruza, onde os animais são descendentes dos animais PA ou PC que tem pelo menos uma geração conhecida e registrada, esses têm o número de registro seguidos pela letra S
PO Puro de origem, onde os animais são filhos de animais PO registrados, ou pode ser pela evolução do PC também que tenham pelo menos três gerações conhecidas (registradas) e possuam classificação linear de pelo menos 75 pontos e livro de mérito no controle leiteiro oficial.
No jersolanda temos os registros:
CCG cruzamentos por controle genealógico, onde os animais têm o número de registro seguidos pela letra G e tem de ser filhos de animais registrados, com pelo menos ¼ de sangue Jersey.
CCG por avaliação, onde os animais são filhos de pais sem registros e são feitos uma inspeção zootécnica para avaliar se possuem pelo menos 1/4/ de grau de sangue Jersey, e tem seu número de registro seguido pela letra Y

7- Qual a dica que você daria hoje para quem quer comprar animais Jersey, o registro é importante na hora de escolher qual animal comprar?
Sim. O registro é muito importante, pois nele temos a real idade do animal, os dados da genealogia para podermos direcionar os futuros acasalamentos evitando consanguinidades, além de termos dados da família do animal como controle leiteiro e classificação linear. Tem o aval da associação de ser animais de genética superior.

8- Hoje em dia quais são as condições para compra de animais Jersey em Minas?
Temos hoje mais de 40 criadores com a situação dos rebanhos em dia com a associação de gado Jersey, e quase todos os rebanhos tem animais a venda, então temos animais para atendermos em qualidade qualquer um novo criador. Infelizmente estamos tendo em minas um movimento muito grande de animais de origem de fora do estado, registrados como PA somente para não pagar ICMS na fronteira de estados. Porem na maioria das vezes são descarte de animais da região do sul e sem origem nenhuma que estas pessoas trazem para minas somente para ganhar dinheiro. Mas temos muitos relatos de pessoas que compram destes animas e se arrepende pois não produzem leite como prometido. Uma novilha Jersey PO na média chega a produzir mais de 22 23 litros por dia, enquanto esses animais vindos do sul não passam de 13 15 litros. Não estou falando aqui que no sul não tem gado Jersey bom, muito pelo contrário, temos muitos rebanhos espetaculares, eu pessoalmente conheço muitos pessoalmente, porém não são desses rebanhos que saem esses animais que estão vindo para Minas.

9- Qual a média de preço dos animais Jersey? Pa e Pc PO
Animais sem registros ou PA novilhas prenhas na casa de R$3500,00, já as PO estão sendo comercializadas na casa dos R$ 4700,00,

10- Na sua opinião qual o motivo da procura pela raça Jersey, ter voltado com tanta força nos últimos anos?
Os programas de pagamento por qualidade de leite, tem cada vez mais feito a diferença no preço do leite, e com a bonificação por proteína e gordura o leite de Jersey leva grande vantagem em relação ao de outras raças. Em fevereiro vi folha de leite de 37000 litros de leite recebendo 1,96 por litro devido a qualidade do leite, e rebanho com 45000 recebendo 1,45 por litro.

11- O que o criador pode esperar quando compra um animal da raça Jersey?
Ele pode esperar um animal dócil, produtivo e com um leite de excelente qualidade, além de muito boa reprodução.

12- Qual o benefício de se registrar os animais e o que a associação oferece para seus associados? Fazenda sob controle
Isenção de ICMS;
Linhas de créditos;
Aumenta o leque de venda de animais;
Custo benefício do registro muito baixo em relação a valorização dos animais
Ter o aval da associação e do MAPA;
Valorização em mais de 20 % em relação de um animal sem registro;
Identifica e garante a procedência e qualidade dos animais e criadores;
Promove a evolução genética do rebanho através de classificação linear e controle leiteiro;
Temos parcerias com empresas que fornecem descontos para nossos associados em seus produtos.

13- Qual uma dificuldade de se manter os animais registrados?
A maior dificuldade que vejo nos criadores, são a respeito das comunicações com a associação em questão de prazos para comunicação, e para isso temos uma parceria importante que é o fazenda sobcontrole, que é um sistema de gerenciamento de fazenda que tem interface direta com a associação.

14- O programa está acessível a todos os criadores?
Na verdade o programa está acessível a todos os produtores de leite do Brasil e de qualquer raça, porem para os criadores de gado Jersey associados a associação tem um desconto

15- Como contratar o serviço desse programa?
Basta fazer um pré cadastro no site http://www.sobcontrole.com.br/fazenda/ que a equipe entrar em contato com você e faz a implantação do sistema.

16- Seu recado para quem quer entrar na raça Jersey e suas considerações.

Escrito por Arlei Junqueira




WhatsApp chat
Facebook
Instagram